Android: AndroidManifest

Sempre que criamos nossas Activities é preciso declarar elas no arquivo de manifesto chamado AndroidManifest para torná-la acessível pelo sistema operacional Android. Esse arquivo é responsável por administrar as Activities e informar ao sistema operacinal que elas existem e como elas podem ser utilizadas.



Declarando Activities


<manifest>
   <application>
      <activity android:name=".MainActivity" />
   </application>

</manifest >

Basicamente declaramos apontando para nossa classe. Existem outros atributos que podem ser utilizados como o titulo da Activity, um ícone ou um tema. O atributo android:name é o único obrigatório, ele especifica o nome de classe. 

A tag intent-filter define algumas características da nossa Activity, como por exemplo, o tipo de ação e categoria que ela pertence como por exemplo uma Activity principal que é executada toda vez que o aplicativo é iniciado. 

<activity android:name=".MainActivity" android:icon="@drawable/app_icon">
   <intent-filter>
      <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
      <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
   </intent-filter>
</activity>

Aqui nós informamos que este é o "principal" ponto de entrada do aplicativo utilizando action. E quando usamos category especificamos que essa Actvity deve aparecer no menu do sistema. Só uma Activity deve ter a ação "main" e a categoria "launcher".

Deseja saber mais sobre Activities acesse todo material sobre Android aqui no blog.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário